©2020 by NEUROPSICOLOGIA BRASIL. Todos direitos reservados.

CURSOS

LINGUAGEM: DESENVOLVIMENTO TÍPICO E PRINCIPAIS DESVIOS 

28/03/2020

SUSPENSO

36345329_10210042219366593_8515772773224

Prof. Me.

Tatiana Palmieri Lukesic

-

  • Caracterização dos Subsistemas Linguísticos: Fonologia, Semântica, Morfossintaxe, Pragmática;

  • As manifestações de Linguagem em Alterações Específicas (TDL, Transtorno Fonológico, Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem), como manifestação de outros quadros clínicos (TEA, Síndromes Genéticas, Paralisia Cerebral, Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual) e comorbidades (TDAH, Ansiedade, TOD, Transtorno do Desenvolvimento Motor);

  • Leitura e Escrita: relação fonema / grafema, rotas de leitura (fonológica e lexical), compreensão leitora e habilidades de escrita;

  • Processamento Fonológico (Consciência Fonológica, Nomeação Automática Rápida, Processamento Auditivo Central): base para alfabetização e critério diagnóstico para Dislexia;

  • Processamento Auditivo Central (PAC); 

  • A atuação interdisciplinar;

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais.

Autismo:

como identificar?

04/04/2020

SUSPENSO

Luciana Formred.png

Prof. Dra.

Luciana Azambuja

-      Introdução ao Transtorno Do Espectro Autista (TEA)

-      Caracterização do TEA

-      Ampliação dos critérios diagnósticos do TEA

-      Importância do diagnóstico e intervenção precoce

-      Instrumentos de Triagem e Avaliação

-      Estudo de Casos

​Público Alvo: Estudantes de Graduação, Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Educadores.

avaliação neuropsicológica na infância e adolescência

09/05/2020

20190514_115157_edited_edited_edited.jpg

Prof. Me.

Camila Borges Paraná

- Entrevista Inicial / Anamnese.

- Planejamento Estratégico.

- Principais instrumentos para o público infantil /adolescente para avaliação da atenção, memória, linguagem, percepção e funções executivas.

- Escalas comportamentais.

- Raciocínio clínico nos principais quadros clínicos infantis.

Altas Habilidades 

Superdotacão

06/06/2020

Giovana%20Redformt_edited.jpg

Prof. 

Giovanna Kluppel Strobel

- O que são altas habilidades/superdotação.

- Modelos teóricos de inteligência.

- Como trabalhar e estimular diferentes aptidões e talentos.

- Características cognitivas e perfil sociemocional dos superdotados.

- Breve explicação da legislação brasileira vigente acerca de altas habilidades/superdotação.

- Demandas pedagógicas de alunos superdotados e procedimentos a serem instaurados pelos educadores

Avaliação neuropsicológica no adulto e idoso

04/07/2020

Screenshot_20190904-164946_WhatsApp_edit

Prof. Me.

Raphael Borguezan

- Fundamentos de avaliação neuropsicológica em adulto e idoso

- A entrevista clínica, especificidades no público adulto e idoso

- Principais formas de avaliação do funcionamento cognitivo (testes e instrumentos)

- Atualização em diagnóstico diferencial -> o que a prática clínica ensinou.