CURSOS

COMO ORGANIZAR UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO DA MEMÓRIA NO ADULTO E IDOSO

Módulo 1 - 04/11  

Módulo 2 - 11/11

19:00 ÀS 22:00

#MarianaRedon.png

Prof. Ms.

Mariana Abuhamad

CRP - 08/19814

04/11

- Estimulação Cognitiva da Memória X Reabilitação Cognitiva

            Quando é indicada cada uma dessas intervenções? Vamos entender a diferença entre esses dois conceitos, quando cada uma das intervenções é indicada e as variáveis que interferem na construção dos programas de estimulação e de reabilitação cognitiva. 

- Como potencializar a plasticidade cerebral?

- Modelo Clínico de Memória

            Por que isso é importante? Neste momento, será importante que o aluno compreenda que as funções precisam ser entendidas antes de serem reabilitadas e vamos compreender como que a adoção de um modelo teórico interfere na construção e organização de um programa de estimulação, bem como na avaliação da eficácia deste programa.

11/11

- Como organizar um programa de estimulação da memória?

            Por onde começar e como construir uma seleção de atividades hierarquicamente organizadas.

- Existem estratégias para controlar os problemas causadas pelas dificuldades de memória?

            Para além da abordagem de estimulação da função, o que mais um reabilitador pode oferecer? Como planejar os treinos de estratégias comportamentais e do uso de técnicas compensatórias? Quais estratégias são apontadas pela literatura? 

- Apresentação de um programa de estimulação cognitiva da memória para idosos. 

            Vamos conhecer algumas atividades e ideias de atividades para a construção do nosso programa.

Investimento: R$ 199,00

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e Profissionais da saúde.

CUIDADOS PALIATIVOS NA SAÚDE DO IDOSO

Módulo único 

25/11

das 19:00 às 22:00

Screenshot_20200903-094816_Instagram.png

Prof.

Alessandra Rego Barros

CRP 08/11219

EMENTA:

Cuidados paliativos : da definição ao processo 

Cuidados no final da vida e terminalidade. Eutanásia, distanasia e ortotanasia.

O processo da morte e do morrer: Aspectos voltados ao paciente e a família.

Do diagnóstico da doença crônica ao plano de tratamento: uma abordagem multidisciplinar.

O profissional da saúde e o cuidado paliativo de seus pacientes.

 

Utilização de casos clínicos, vídeos e leituras recomendadas.

Discussão, dúvidas e possibilidades.

INVESTIMENTO: R$ 89,90

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais.

Manejo nutricional do idoso

Módulo único 

09/12

das 19:00 às 22:00

Unknown redonda.png

Prof.

Simone F. Pinto

CRN 08/939

EMENTA:

Avaliação nutricional no idoso com demência;

 

Nutrientes e sua relação com a saúde  cerebral;

 

A importância e o papel da equipe multiprofissional no apoio ao paciente com demência;

Modificação de consistência alimentar quando é necessária? Riscos e benefícios;

Quais sao os suplementos nutricionais indicadoa e quando é necessário utilizá-los;

Alimentação de conforto

INVESTIMENTO: R$ 89,90

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas.

Introdução a doença de alzheimer

Módulo único - 21/10  

19:00 ÀS 22:00

fotoefeitos_edited.png

Prof.

DR. JOSÉ MARIO TUPINÁ MACHADO

GERIATRA / DR. EM GERONTOLOGIA

CRM/PR-7930

Ao Vivo / Online

Ementa:

-Introdução, classificação, conceito e história

-Epidemiologia

-Fisiopatologia

-Genética: a doença de Alzheimer é hereditária?

-Fatores de risco

-Quadro clínico

-Como é feito o diagnóstico

-Avaliação cognitiva breve

-Exames complementares

-Diagnóstico diferencial

-Curso clínico, evolução e suas complicações

-Tratamento farmacológico e não farmacológico

-Atendimento integral e a importância da equipe multidisciplinar

-A relação médico-paciente-cuidador

-O estresse dos cuidadores

-Cuidados paliativos e terminalidade

-Prevenção

Investimento: R$ 99,00

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e Profissionais da saúde.

Do envelhecimento ao declínio cognitivo

Módulo único - 14/10  

19:00 ÀS 22:00

fotoefeitos_edited.png

Prof.

DR. JOSÉ MARIO TUPINÁ MACHADO

GERIATRA / DR. EM GERONTOLOGIA

CRM/PR-7930

Ao Vivo / Online

Ementa:

 

-Reservas cognitiva e cerebral

-Mudanças neurocognitivas no envelhecimento

-Declínio cognitivo subjetivo

-Comprometimento cognitivo leve

-Declínio cognitivo relacionado à idade

-Operacionalizando mudanças cognitivas normais do envelhecimento às alterações patológicas

-Como investigar pacientes com comprometimento cognitivo sem demência

Investimento: R$ 99,00

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e Profissionais da saúde.

avaliação neuropsicológica na infância e adolescência

Módulo 1 - 30/09  

Módulo 2 - 07/10

19:00 ÀS 22:00

20190514_115157_edited_edited_edited.jpg

Prof. Ms.

Camila Maia de Oliveira Borges Paraná

CRP 08/11213

Ao Vivo / Online

Ementa:

30/09 - Módulo 1

- Entrevista Inicial / Anamnese.

- Planejamento Estratégico.

- Principais instrumentos para o público infantil /adolescente para avaliação da atenção, memória, linguagem, percepção e funções executivas.

07/10 - Módulo 2

- Escalas comportamentais.

- Raciocínio clínico nos principais quadros clínicos infantis.

Investimento: R$ 180,00

​Público Restrito: Estudantes de Graduação em Psicologia e Psicólogos

Avaliação neuropsicológica no adulto e idoso

 23/09

19:00 às 22:00

Screenshot_20190904-164946_WhatsApp_edit

Prof. Ms.

Raphael Chrystopher Borguezan

CRP 08/15003

➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE 

.

📒Ementa:

DIA 23/09 :

- Da testagem para a avaliação 

- Princípios de psicometria

- Instrumentos da prática (testes e tarefas)

- Casos clínicos

​Público Restrito: PSICÓLOGOS E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

LINGUAGEM: DESENVOLVIMENTO TÍPICO  PRINCIPAIS DESVIOS e casos clínicos

36345329_10210042219366593_8515772773224

Prof. Ms.

Tatiana Palmieri Lukesic

CRF 2/3 - 8916

  • Subsistemas Linguísticos: Fonologia, Semântica, Morfossintaxe, Pragmática;

  • As manifestações primárias (específicas), secundárias e comorbidades;

  • Habilidades de Leitura e Escrita: relação fonema/grafema, rota fonológica e lexical, compreensão leitora e habilidades de escrita;

  • Processamento Fonológico: a base para alfabetização e critério diagnóstico para Dislexia;

  • Processamento Auditivo Central (PAC); 

  • Apresentação e discussão de casos clínicos.

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais.

WISC IV - AVANÇADO

Módulo 1 - 02/09  

Módulo 2 - 16/09

19:00 ÀS 22:00

20190514_115157_edited_edited_edited.jpg

Prof. Me.

Camila Maia de Oliveira Borges Paraná

CRP 08/11213

WISC IV  - AVANÇADO

➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE 

.

📒Ementa:

 

DIA 02/09 - Módulo 1 :

Interpretação dos resultados: - Compreendendo os escores; - Análise de facilidades e dificuldades; - Análise de discrepâncias; - Compreendendo os gráficos;

 

DIA 16/09 - Módulo 2 :

Como escrever a síntese conclusiva dos dados;

Interpretação dos resultados a partir de casos clínicos – Exemplos de casos de TDAH, Deficiência Intelectual, Dislexia e Altas Habilidades.

Investimento: R$ 180,00

​Público Restrito: Estudantes de Graduação em Psicologia e Psicólogos

Autismo:

como identificar?

29 E 30/07/2020

19:00 às 22:00

Luciana Formred.png

Prof. Dra.

Luciana Schermann Azambuja

CRP 07/10967

-      Introdução ao Transtorno Do Espectro Autista (TEA)

-      Caracterização do TEA

-      Ampliação dos critérios diagnósticos do TEA

-      Importância do diagnóstico e intervenção precoce

-      Instrumentos de Triagem e Avaliação

-      Estudo de Casos

​Público Alvo: Estudantes de Graduação, Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Educadores.

Em breve

20190514_115157_edited_edited_edited.jpg

Prof. Ms.

Camila Maia de Oliveira Borges Paraná

CRP 08/11213

Dificuldades Atencionais – Aspectos Teóricos e Práticos

 

➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE 

.

📒Ementa:

 

- Aspectos Neurobiológicos da Atenção;

- Normal x Patológico;

- Quadros clínicos e alterações da atenção: diagnóstico diferencial (TDAH, Depressão, Ansiedade, Altas Habilidades, Transtorno do Espectro Autista).;

​Público Alvo: Estudantes de Graduação, Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Educadores.

WISC IV - BÁSICO

19:00 ÀS 22:00

20190514_115157_edited_edited_edited.jpg

Prof. Ms.

Camila Maia de Oliveira Borges Paraná

CRP 08/11213

WISC IV  - BÁSICO

➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE 

.

📒Ementa:

 

DIA 12/08

- Caracterização das Escalas Wechsler;

- WISC - IV - apresentação dos subtestes/ Índices fatoriais/ Erros comuns na Administração

DIA 19/08

- WISC IV e a Avaliação Neuropsicológica;

- Funções avaliadas no WISC / O que cada subteste avalia.

​Público Restrito: Estudantes de Graduação em Psicologia e Psicólogos

Altas Habilidades 

Superdotacão

Em breve

Giovana%20Redformt_edited.jpg

Prof. 

Giovanna Kluppel Strobel

CRP 08/24770

- O que são altas habilidades/superdotação.

- Modelos teóricos de inteligência.

- Como trabalhar e estimular diferentes aptidões e talentos.

- Características cognitivas e perfil sociemocional dos superdotados.

- Breve explicação da legislação brasileira vigente acerca de altas habilidades/superdotação.

- Demandas pedagógicas de alunos superdotados e procedimentos a serem instaurados pelos educadores

​Público Alvo: Estudantes de Graduação, Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Educadores.

Avaliação Neuropsicológica no TDAH

19:00 às 22:00

Luciana Formred.png

Prof. Dra.

Luciana Schermann Azambuja

CRP 07/10967

·      Caracterização do TDAH na Criança e no Adulto

·      Aspectos Neurobiológicos do TDAH

·      Instrumentos para Avaliação 

·      Discussão de casos clínicos

​Público Restrito: Estudantes de Graduação e Psicólogos.

Introdução a neuroimagem para psicólogos​

EM BREVE

Screenshot_20190904-164946_WhatsApp_edit

Prof. Ms.

Raphael Cristopher Borguezan

CRP 08/15003

O curso visa esclarecer informações a respeito das técnicas de investigação cerebral mais conhecidas, seus usos, formas de interpretação e ainda benefícios da análise destes exames na prática clínica com o paciente. Serão abordados conceitos introdutórios sobre Tomografia Computadorizada (CT-Scan), Ressonância Magnética (RM) e Ressonância Magnética Funcional (fMRI).

Público-alvo: psicólogos ou estudantes de psicologia com interesse no entendimento de neuroimagem. Não há necessidade de conhecimento prévio em neuropsicologia.

 

©2020 by NEUROPSICOLOGIA BRASIL. Todos direitos reservados.