CURSOS

Avaliação Neuropsicológica no TDAH

15/07

19:00 às 22:00

Luciana Formred.png

Prof. Dra.

Luciana Azambuja

·      Caracterização do TDAH na Criança e no Adulto

·      Aspectos Neurobiológicos do TDAH

·      Instrumentos para Avaliação 

·      Discussão de casos clínicos

​Público Alvo: Estudantes de Graduação e Psicólogos.

Autismo:

como identificar?

01/08/2020

09:00 às 17:00

Luciana Formred.png

Prof. Dra.

Luciana Azambuja

-      Introdução ao Transtorno Do Espectro Autista (TEA)

-      Caracterização do TEA

-      Ampliação dos critérios diagnósticos do TEA

-      Importância do diagnóstico e intervenção precoce

-      Instrumentos de Triagem e Avaliação

-      Estudo de Casos

​Público Alvo: Estudantes de Graduação, Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Educadores.

Em breve

20190514_115157_edited_edited_edited.jpg

Prof. Me.

Camila Borges Paraná

Dificuldades Atencionais – Aspectos Teóricos e Práticos

 

➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE 

.

📒Ementa:

 

- Aspectos Neurobiológicos da Atenção;

- Normal x Patológico;

- Quadros clínicos e alterações da atenção: diagnóstico diferencial (TDAH, Depressão, Ansiedade, Altas Habilidades, Transtorno do Espectro Autista).;

Avaliação neuropsicológica no adulto e idoso

09:00 às 17:00

Screenshot_20190904-164946_WhatsApp_edit

Prof. Me.

Raphael Borguezan

- Fundamentos de avaliação neuropsicológica em adulto e idoso

- A entrevista clínica, especificidades no público adulto e idoso

- Principais formas de avaliação do funcionamento cognitivo (testes e instrumentos)

- Atualização em diagnóstico diferencial -> o que a prática clínica ensinou.

​PÚBLICO ALVO: PSICÓLOGOS E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Altas Habilidades 

Superdotacão

Em breve

Giovana%20Redformt_edited.jpg

Prof. 

Giovanna Kluppel Strobel

- O que são altas habilidades/superdotação.

- Modelos teóricos de inteligência.

- Como trabalhar e estimular diferentes aptidões e talentos.

- Características cognitivas e perfil sociemocional dos superdotados.

- Breve explicação da legislação brasileira vigente acerca de altas habilidades/superdotação.

- Demandas pedagógicas de alunos superdotados e procedimentos a serem instaurados pelos educadores

LINGUAGEM: DESENVOLVIMENTO TÍPICO  PRINCIPAIS DESVIOS e casos clínicos

36345329_10210042219366593_8515772773224

Prof. Me.

Tatiana Palmieri Lukesic

  • Subsistemas Linguísticos: Fonologia, Semântica, Morfossintaxe, Pragmática;

  • As manifestações primárias (específicas), secundárias e comorbidades;

  • Habilidades de Leitura e Escrita: relação fonema/grafema, rota fonológica e lexical, compreensão leitora e habilidades de escrita;

  • Processamento Fonológico: a base para alfabetização e critério diagnóstico para Dislexia;

  • Processamento Auditivo Central (PAC); 

  • Apresentação e discussão de casos clínicos.

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais.

Introdução a neuroimagem para psicólogos​

EM BREVE

Screenshot_20190904-164946_WhatsApp_edit

Prof. Me.

Raphael Borguezan

O curso visa esclarecer informações a respeito das técnicas de investigação cerebral mais conhecidas, seus usos, formas de interpretação e ainda benefícios da análise destes exames na prática clínica com o paciente. Serão abordados conceitos introdutórios sobre Tomografia Computadorizada (CT-Scan), Ressonância Magnética (RM) e Ressonância Magnética Funcional (fMRI).

Público-alvo: psicólogos ou estudantes de psicologia com interesse no entendimento de neuroimagem. Não há necessidade de conhecimento prévio em neuropsicologia.

avaliação neuropsicológica na infância e adolescência

EM Breve

20190514_115157_edited_edited_edited.jpg

Prof. Me.

Camila Borges Paraná

- Entrevista Inicial / Anamnese.

- Planejamento Estratégico.

- Principais instrumentos para o público infantil /adolescente para avaliação da atenção, memória, linguagem, percepção e funções executivas.

- Escalas comportamentais.

- Raciocínio clínico nos principais quadros clínicos infantis.

 

©2020 by NEUROPSICOLOGIA BRASIL. Todos direitos reservados.