CURSOS
Ao Vivo / Online
Ementa:
- Módulo 1
- Entrevista Inicial / Anamnese.
- Planejamento Estratégico.
- Principais instrumentos para o público infantil /adolescente para avaliação da atenção, memória, linguagem, percepção e funções executivas.
- Módulo 2
- Escalas comportamentais.
- Raciocínio clínico nos principais quadros clínicos infantis.
Investimento: R$ 180,00
Público Restrito: Estudantes de Graduação em Psicologia e Psicólogos
EMENTA:
Avaliação nutricional no idoso com demência;
Nutrientes e sua relação com a saúde cerebral;
A importância e o papel da equipe multiprofissional no apoio ao paciente com demência;
Modificação de consistência alimentar quando é necessária? Riscos e benefícios;
Quais sao os suplementos nutricionais indicadoa e quando é necessário utilizá-los;
Alimentação de conforto
INVESTIMENTO: R$ 89,90
PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas.
04/11
- Estimulação Cognitiva da Memória X Reabilitação Cognitiva
Quando é indicada cada uma dessas intervenções? Vamos entender a diferença entre esses dois conceitos, quando cada uma das intervenções é indicada e as variáveis que interferem na construção dos programas de estimulação e de reabilitação cognitiva.
- Como potencializar a plasticidade cerebral?
- Modelo Clínico de Memória
Por que isso é importante? Neste momento, será importante que o aluno compreenda que as funções precisam ser entendidas antes de serem reabilitadas e vamos compreender como que a adoção de um modelo teórico interfere na construção e organização de um programa de estimulação, bem como na avaliação da eficácia deste programa.
11/11
- Como organizar um programa de estimulação da memória?
Por onde começar e como construir uma seleção de atividades hierarquicamente organizadas.
- Existem estratégias para controlar os problemas causadas pelas dificuldades de memória?
Para além da abordagem de estimulação da função, o que mais um reabilitador pode oferecer? Como planejar os treinos de estratégias comportamentais e do uso de técnicas compensatórias? Quais estratégias são apontadas pela literatura?
- Apresentação de um programa de estimulação cognitiva da memória para idosos.
Vamos conhecer algumas atividades e ideias de atividades para a construção do nosso programa.
Investimento: R$ 199,00
PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e Profissionais da saúde.
EMENTA:
Cuidados paliativos : da definição ao processo
Cuidados no final da vida e terminalidade. Eutanásia, distanasia e ortotanasia.
O processo da morte e do morrer: Aspectos voltados ao paciente e a família.
Do diagnóstico da doença crônica ao plano de tratamento: uma abordagem multidisciplinar.
O profissional da saúde e o cuidado paliativo de seus pacientes.
Utilização de casos clínicos, vídeos e leituras recomendadas.
Discussão, dúvidas e possibilidades.
INVESTIMENTO: R$ 89,90
PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais.
Ao Vivo / Online
Ementa:
-Introdução, classificação, conceito e história
-Epidemiologia
-Fisiopatologia
-Genética: a doença de Alzheimer é hereditária?
-Fatores de risco
-Quadro clínico
-Como é feito o diagnóstico
-Avaliação cognitiva breve
-Exames complementares
-Diagnóstico diferencial
-Curso clínico, evolução e suas complicações
-Tratamento farmacológico e não farmacológico
-Atendimento integral e a importância da equipe multidisciplinar
-A relação médico-paciente-cuidador
-O estresse dos cuidadores
-Cuidados paliativos e terminalidade
-Prevenção
Investimento: R$ 99,00
PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e Profissionais da saúde.
Ao Vivo / Online
Ementa:
-Reservas cognitiva e cerebral
-Mudanças neurocognitivas no envelhecimento
-Declínio cognitivo subjetivo
-Comprometimento cognitivo leve
-Declínio cognitivo relacionado à idade
-Operacionalizando mudanças cognitivas normais do envelhecimento às alterações patológicas
-Como investigar pacientes com comprometimento cognitivo sem demência
Investimento: R$ 99,00
PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais, Médicos e Profissionais da saúde.
➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE
.
📒Ementa:
DIA 23/09 :
- Da testagem para a avaliação
- Princípios de psicometria
- Instrumentos da prática (testes e tarefas)
- Casos clínicos
Público Restrito: PSICÓLOGOS E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
-
Subsistemas Linguísticos: Fonologia, Semântica, Morfossintaxe, Pragmática;
-
As manifestações primárias (específicas), secundárias e comorbidades;
-
Habilidades de Leitura e Escrita: relação fonema/grafema, rota fonológica e lexical, compreensão leitora e habilidades de escrita;
-
Processamento Fonológico: a base para alfabetização e critério diagnóstico para Dislexia;
-
Processamento Auditivo Central (PAC);
-
Apresentação e discussão de casos clínicos.
PÚBLICO ALVO: Estudantes de Graduação, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Educadores, Terapeutas Ocupacionais.
WISC IV - AVANÇADO
➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE
.
📒Ementa:
DIA 02/09 - Módulo 1 :
Interpretação dos resultados: - Compreendendo os escores; - Análise de facilidades e dificuldades; - Análise de discrepâncias; - Compreendendo os gráficos;
DIA 16/09 - Módulo 2 :
Como escrever a síntese conclusiva dos dados;
Interpretação dos resultados a partir de casos clínicos – Exemplos de casos de TDAH, Deficiência Intelectual, Dislexia e Altas Habilidades.
Investimento: R$ 180,00
Público Restrito: Estudantes de Graduação em Psicologia e Psicólogos
- Introdução ao Transtorno Do Espectro Autista (TEA)
- Caracterização do TEA
- Ampliação dos critérios diagnósticos do TEA
- Importância do diagnóstico e intervenção precoce
- Instrumentos de Triagem e Avaliação
- Estudo de Casos
Público Alvo: Estudantes de Graduação, Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Educadores.
Dificuldades Atencionais – Aspectos Teóricos e Práticos
➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE
.
📒Ementa:
- Aspectos Neurobiológicos da Atenção;
- Normal x Patológico;
- Quadros clínicos e alterações da atenção: diagnóstico diferencial (TDAH, Depressão, Ansiedade, Altas Habilidades, Transtorno do Espectro Autista).;
Público Alvo: Estudantes de Graduação, Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Educadores.
WISC IV - BÁSICO
➡️ CURSO AO VIVO – ONLINE
.
📒Ementa:
DIA 12/08
- Caracterização das Escalas Wechsler;
- WISC - IV - apresentação dos subtestes/ Índices fatoriais/ Erros comuns na Administração
DIA 19/08
- WISC IV e a Avaliação Neuropsicológica;
- Funções avaliadas no WISC / O que cada subteste avalia.
Público Restrito: Estudantes de Graduação em Psicologia e Psicólogos
- O que são altas habilidades/superdotação.
- Modelos teóricos de inteligência.
- Como trabalhar e estimular diferentes aptidões e talentos.
- Características cognitivas e perfil sociemocional dos superdotados.
- Breve explicação da legislação brasileira vigente acerca de altas habilidades/superdotação.
- Demandas pedagógicas de alunos superdotados e procedimentos a serem instaurados pelos educadores
Público Alvo: Estudantes de Graduação, Médicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Pedagogos, Educadores.
· Caracterização do TDAH na Criança e no Adulto
· Aspectos Neurobiológicos do TDAH
· Instrumentos para Avaliação
· Discussão de casos clínicos
Público Restrito: Estudantes de Graduação e Psicólogos.
O curso visa esclarecer informações a respeito das técnicas de investigação cerebral mais conhecidas, seus usos, formas de interpretação e ainda benefícios da análise destes exames na prática clínica com o paciente. Serão abordados conceitos introdutórios sobre Tomografia Computadorizada (CT-Scan), Ressonância Magnética (RM) e Ressonância Magnética Funcional (fMRI).
Público-alvo: psicólogos ou estudantes de psicologia com interesse no entendimento de neuroimagem. Não há necessidade de conhecimento prévio em neuropsicologia.